Os especialistas concordam que a infância – especificamente os anos pré-escolares de uma criança – é o melhor momento para começar a aprender os conceitos STEM por meio de brincadeiras, em grande parte devido à forma como o cérebro se desenvolve. Do nascimento aos 5 anos, ocorre um desenvolvimento neurológico crucial. Expor as crianças ao STEM durante esse período aumenta a probabilidade de que elas compreendam esses conceitos e comecem a desenvolver o amor pelo aprendizado, a exploração e um senso de curiosidade sobre o mundo ao seu redor.
Linguagem: As atividades STEM geralmente envolvem o uso de linguagem e terminologia específicas. À medida que as crianças se envolvem nessas atividades, elas naturalmente expandirão seu vocabulário e habilidades de comunicação.
Físico: Muitas atividades STEM envolvem aprendizado prático. Isso pode ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras à medida que as crianças manipulam objetos, constroem estruturas ou realizam experimentos.
Cognitivo: Desenvolvem habilidades fundamentais no raciocínio científico, como previsões, hipóteses e conclusões. Conceitos matemáticos, como contagem, medição e relações espaciais, também são frequentemente parte integrante das atividades.
Socioemocional: As atividades colaborativas podem ajudar a desenvolver habilidades sociais e inteligência emocional. A natureza de tentativa e erro pode ajudar a desenvolver resiliência e perseverança, pois aprendem que não há problema em cometer erros e que o fracasso é muitas vezes um passo no caminho para o sucesso.
Sensorial: As atividades proporcionam estímulos visuais e auditivos enquanto trabalham com atividades baseadas em tecnologia.
Família: Essa é a única atividade em que os pais não participam - iniciando a transição entre o tempo com os pais e tempo individual.
Ginástica
Brincadeiras e exercícios de ginástica que promovem o crescimento da cabeça aos pés! Nossas aulas de ginástica ajudam as crianças a desenvolver e trabalhar músculos, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
Linguagem: As crianças aprendem a entender e usar a terminologia do movimento, aprimorando o vocabulário e as habilidades de linguagem e audição.
Físico: A ginástica é fundamental para melhorar o desenvolvimento vestibular da motricidade, equilíbrio e consciência corporal.
Cognitivo: As crianças aprendem a entender e seguir instruções, resolver problemas e desenvolver a consciência espacial.
Socioemocional: A ginástica pode construir confiança, autodisciplina e habilidades de trabalho em equipe.
Sensorial: A ginástica estimula todos os sentidos, integrando experiências corporais e cerebrais.
Família: As famílias podem apoiar o aprendizado de seus filhos participando das aulas e incentivando a prática em casa.
Música e Movimento
Os bebês respondem instintivamente à música! Nesta aula interativa, pais e bebês aprendem rimas, canções, jogos de chão e colo e danças que estimulam a resposta natural do bebê à música. As crianças vão cantar, dançar, ouvir e tocar instrumentos.
Linguagem: Através do canto e atividades rítmicas, as crianças melhoram suas habilidades linguísticas e consciência fonética.
Físico: As atividades de dança e movimento promovem habilidades motoras finas e grossas, agilidade e coordenação.
Cognitivo: A música melhora a memória e o reconhecimento de padrões, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e estimulando a imaginação.
Socioemocional: As atividades musicais em grupo podem promover habilidades sociais, expressão emocional e autoestima.
Sensorial: A música e o movimento estimulam os sentidos auditivo e cinestésico, promovendo a integração sensorial.
Família: As famílias podem participar de atividades de música e movimento juntas, promovendo o vínculo e a alegria compartilhada tanto na aula quanto em casa.
Artes
As crianças são naturalmente curiosas. A partir do momento em que adquirem o controle de seus membros, começam a explorar, observar e imitar, tentando entender como as coisas funcionam. Nossas aulas de artes promovem a exploração e a criatividade, o que os ajudam a aprender — e também é muito divertido.
Linguagem: As atividades artísticas podem melhorar o vocabulário à medida que as crianças aprendem a discutir suas criações e o processo por trás delas.
Físico: Criar arte pode desenvolver habilidades motoras finas, coordenação olho-mão e consciência espacial.
Cognitivo: A arte incentiva a criatividade, a resolução de problemas e as habilidades visuoespaciais.
Socioemocional: A arte oferece oportunidades de autoexpressão e pode construir autoestima e alfabetização emocional.
Sensorial: As atividades artísticas envolvem todos os sentidos, principalmente o visual e o tátil, promovendo a integração sensorial.
Família: As famílias podem criar artes juntas, promovendo vínculos, experiências compartilhadas e criando memórias duradouras.
Descrição da Atividade:
Uma maneira perfeita para um adulto e uma criança passarem tempo criando e aprendendo juntos! Tudo o que você precisa para fazer as atividades de artes com temas cuidadosamente projetados para trazer criatividade todos os meses.
Inglês
As crianças se envolvem em atividades animadas que combinam música, dança e o aprendizado do inglês de maneira divertida e educativa. A aula incentiva o desenvolvimento físico, cognitivo e social, enquanto explora novas palavras e ritmos.
Linguagem: Através de canções e brincadeiras em inglês, as crianças começam a expandir seu vocabulário e a desenvolver habilidades linguísticas em um novo idioma.
Físico: As atividades de dança e movimento ajudam a melhorar a coordenação motora, agilidade e equilíbrio, desenvolvendo tanto as habilidades motoras grossas quanto as finas.
Cognitivo: A música, juntamente com o inglês, estimula a memória, a resolução de problemas e a criatividade, promovendo um ambiente de aprendizado divertido e estimulante.
Socioemocional: As crianças aprendem a interagir com seus colegas, desenvolvendo habilidades de cooperação, empatia e confiança através das atividades em grupo.
Sensorial: Sons, ritmos e movimentos criam uma experiência sensorial que ajuda as crianças a explorar e entender o mundo ao seu redor de forma mais integrada.
Família: Pais e cuidadores podem acompanhar as crianças nas atividades, fortalecendo o vínculo e criando momentos de aprendizado e diversão compartilhados, que podem continuar em casa.
Brincadeira Independente
Esta atividade permite que as crianças sejam criativas e usem sua imaginação - as possibilidades são ilimitadas. Brincadeiras não estruturadas permitem às crianças a liberdade de explorar, criar e descobrir sem regras ou diretrizes predeterminadas.
Linguagem: O brincar livre proporciona o faz-de-conta que em particular pode incentivar o uso da linguagem de forma criativa e espontânea, ajudando-as a expressar suas ideias, pensamentos e sentimentos.
Físico: O brincar livre, principalmente quando envolve atividades físicas, ajuda a criança a desenvolver sua motricidade.
Cognitivo: O brincar livre também estimula a criatividade e a imaginação. Por exemplo, uma criança pode usar um bloco como um telefone falso, demonstrando pensamento simbólico.
Socioemocional: Por meio da dramatização, eles podem explorar diferentes papéis e perspectivas, ajudando-os a entender o mundo social.
Sensorial: Desenvolve suas habilidades de processamento sensorial, que são importantes para muitos aspectos da vida diária, como comer, vestir e escrever.
Família: A brincadeira independente também pode apoiar o domínio familiar do desenvolvimento. Quando os membros da família brincam juntos, isso pode fortalecer os laços familiares e promover uma sensação de segurança e pertencimento. Os pais podem aprender mais sobre os interesses, habilidades e desafios de seus filhos e podem orientar seu desenvolvimento de forma solidária e não diretiva.
Estamos repletos de maneiras divertidas para bebês, crianças pequenas e pré-escolares brincarem e aprenderem! Conheça nossos planos de assinatura.Nossos Planos